Notícias

27/03/2017

Síndrome do Túnel do Carpo

Formigamento nas mãos pode ser sinal de doença

Você sente formigamento nas mãos com frequência? Tem a sensação de dormência na ponta dos dedos? Se sua reposta foi sim, cuidado, pois podem ser sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo. 

Essa síndrome é uma neuropatia periférica causada pela compressão do nervo mediano quando este passa por um canal localizado no punho chamado de túnel do carpo. Quando ficamos muito tempo com o punho dobrado diminuímos o espaço para o nervo, como, por exemplo, em situações tais como: ler o jornal, dirigir e dormir com o punho fletido.

A síndrome do túnel do carpo é uma doença comum nos consultórios de ortopedia, sendo mais comum em mulheres na faixa etária dos 30 aos 60 anos e pode ser bilateral em 50-60% dos casos. Porém com a disseminação da tecnologia passou a ser encontrado em adultos jovens de ambos os sexos.

Vários fatores podem aumentar as chances de desenvolver ou agravar lesão do nervo mediano. Estes incluem: menopausa (em decorrência das alterações hormonais), gravidez (retenção de líquido nos tendões), ovário policístico e endometriose, má postura, diabetes, artrose, artrite reumatoide, hipotireoidismo, má uso do computador, entre outros.

Os sintomas relacionados à doença são dor, sensação de formigamento, choque, peso ou cansaço no antebraço, falta de sensibilidade nos dedos, atrofia da musculatura, acarretando fraqueza e queda dos objetos da mão. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para evitar lesão permanente do nervo, por isso, mediante os sinais de alerta, busque avaliação médica e evite a inatividade do músculo.