Patologias

Artrose interfalangeana

Sobre

O que é artrose?

Artrose é uma condição que denota desgaste articular. Ela pode ser dividida em artrose primária, que nada mais é do que o envelhecimento natural das articulações; e artrose secundária, nesta o desgaste ocorre como consequência de um trauma, configura uma sequela.

E artrose interfalangeana, o que significa?

As articulações interfalangeanas são pequenas articulações digitais que se situam entre uma falange e outra. Estas articulações são um frequente sítio de artrose, principalmente as articulações interfalangeanas distais (localizadas próximas as unhas). 

Quais são os sinais e sintomas desta condição?

 Além da aparente tumefação que deixa a articulação “grossa”, existe uma diminuição importante da mobilidade (os dedos ficam rígidos); as dores são principalmente matinais e melhoram com o passar do dia. Os dedos “curtos e grossos” são bem mais acometidos que os dedos “longos e magros”. Existem teorias que defendem a existência de um padrão de transmissão hereditária, porém ainda existem controvérsias. 

Como devo agir, a quem devo procurar?

O especialista em cirurgia da mão é o profissional mais capacitado para fechar o diagnóstico, avaliar a gravidade e conduzir o tratamento mais adequado. Inicialmente, além da avaliação clínica deve ser solicitado um exame radiológico das mãos. Isto fornecerá subsídios suficientes para o tratamento.

Qual é o tratamento desta enfermidade?

O tratamento é eminentemente conservador. Não existe cura para a artrose, existe sim um tratamento instituído para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. O tratamento medicamentoso consiste na administração de anti-inflamatórios não hormonais e hormonais (corticoide) orais por curto período, uso de anti-inflamatórios tópicos por longos períodos, e administração de sulfato de condroitina e glicosamina. O tratamento medicamentoso deve ser associado ao acompanhamento fisioterápico e aconselhamento quanto ao fato de evitar exageros nos afazeres que demandam muita força e movimentos repetitivos dos dedos.