Patologias

Bossa metacarpiana

Sobre

O que significa o termo bossa metacarpiana?

Bossa significa abaulamento, tumefação ou termos correlatos; os tendões que estendem o punho (extensor radial longo e curto do carpo) se inserem na base dos 2° e 3° metacarpos, bem na região central do dorso da mão. Em indivíduos que têm uma demanda funcional excessiva, por prática de esporte ou por motivos profissionais, estes tendões são submetidos á forças de tração de forte intensidade, ocasionando o surgimento de uma metaplasia na inserção do tendão e neo formação óssea, que de tão aparente são confundidas com tumorações císticas; a esta condição se denomina bossa metacarpiana.

Quais são os sintomas?

A dor configura em conjunto com o abaulamento dorsal a principal queixa referida pelo paciente. A dor é sazonal, em determinados períodos torna-se bastante incomoda, em outros simplesmente não surgem. A extensão contra  resistência do punho pode exacerbar os sintomas; não raramente surgem sinais compatíveis com processo inflamatório localizado.

Qual o tratamento desta condição?

O tratamento é eminentemente conservador com uso de splint para repouso do punho, fisioterapia e administração de anti-inflamatórios. Em geral os sintomas cedem com as medidas acima adotadas; o emprego de procedimentos cirúrgicos é desaconselhável, pois isto implicaria na desinserção do tendão. Mesmo sendo factível sua reinserção, o risco benefício não compensa á realização do procedimento.