Patologias

Síndrome do canal de Guyon

Sobre

Qual o significado do termo canal ou túnel de Guyon?
O canal de Guyon , como o próprio nome revela,é um canal localizado na face interna da mão, exatamente onde a apoiamos para escrever. Nesta região existe um túnel que alberga o nervo ulnar (ou nervo cubital), além de uma importante artéria responsável pela maior parte de suprimento sanguíneo para a mão.

No que consiste a síndrome do canal de Guyon?
Esta síndrome consiste na compressão do nervo ulnar exatamente no interior do referido túnel.  Com o início da compressão surgem os sintomas típicos da síndrome.

Quais são os sintomas desta síndrome?
O sintoma principal consiste em dor na face interna da mão “costumo chamar de calcanhar da mão”, pois é a região que usamos para apoiar quando escrevemos, ao golpear, ao se levantar do solo ou da cadeira etc. A dor poderá estar acompanhada apenas de intensa fraqueza da mão; de apenas “dormência e formigamento” dos dedos anular , mínimo e face interna da mão; ou de ambos os sintomas em conjunto. Não há “dormência” no dorso da mão.

Como devo proceder, a quem devo procurar?
O especialista em cirurgia da mão é o profissional mais capacitado para diagnosticar e avaliar a gravidade da lesão. O diagnóstico é realizado utilizando testes clínicos específicos, além de lançar mão do exame de eletroneumiografia. Desta forma se obtêm subsídios suficientes para fechar o diagnóstico e planejar o tratamento.