Patologias

Síndrome do Pronador Redondo

Sobre

O que significa o termo “pronador redondo”?
O pronador redondo é um músculo que cruza obliquamente a região anterior do antebraço, e sua função é girar a palma da mão no sentido anti-horário, ou seja, deixar as palmas das mãos voltadas para o chão (movimento de pronação).

No que consiste a síndrome do pronador redondo?
O nervo mediano passa sob este músculo, isto representa o “normal” da anatomia; entretanto em alguns indivíduos este músculo exerce uma pressão excessiva sobre este nervo, e nestes casos em particular surgem os sintomas próprios da síndrome.

Quais são os sintomas?
Os sintomas ocorrem em geral quando o antebraço exerce determinadas posições, principalmente quando se deseja girar a mão em sentido anti-horário contra resistência, como fechar uma torneira, dirigir, abrir um recipiente, fechar os dedos com força, suportar o peso de uma bandeja ou balde com o cotovelo fletido, dentre outros.
Nestes casos ocorre dor na face anterior do antebraço, próximo da prega anterior do cotovelo e que se irradia pelo antebraço até a mão; há sensação de fadiga no antebraço e mão, bem como “dormência e formigamento apenas nas mãos”. Os sintomas são idênticos aos da síndrome do túnel do carpo, entretanto o desconforto maior está na face anterior do antebraço, próximo ao cotovelo; e o tão conhecido teste de Phalen não se encontra presente.

Como devo agir, a quem devo procurar?
O cirurgião de mão é o especialista mais capacitado para diagnosticar e determinar a gravidade da doença, isto é feito com a realização de testes clínicos específicos e utilização do exame de eletroneuromiografia. O diagnóstico dependerá da experiência e grau de suspeição do especialista.

Qual é o tratamento?
O tratamento dependerá da gravidade e duração da patologia. Em geral o tratamento é clínico, sem necessidade de cirurgia, com instituição de medicação, fisioterapia e repouso. Entretanto nos casos mais graves o paciente deverá ponderar com seu especialista á necessidade de se submeter ao procedimento cirúrgico.