Patologias

Síndrome do Túnel Cubital

Sobre

O que significa o termo “túnel cubital”?
Na porção interna do cotovelo, há um ponto crítico em que sofremos um “choque” quando traumatizamos este ponto em alguma quina ou superfície. Isto ocorre porque neste local existe um túnel que abriga um nervo, chamado nervo cubital,também denominado de nervo ulnar; por isto a denominação de túnel cubital.

Em que consiste esta síndrome?
Esta síndrome é caracterizada pela compressão do nervo cubital exatamente nesta região do cotovelo. Quando isto ocorre, surgem os sintomas típicos desta síndrome compressiva.

Quais são os sintomas desta síndrome?
Os sintomas característicos são de dor na face interna do cotovelo acompanhado de sensação de “dormência e formigamento” que acometem apenas os dedos mínimo, anular, borda interna e dorso ulnar da mão. Estes sintomas surgem mais comumente quando o cotovelo encontra-se dobrado (fletido), como ao atender ao telefone, apoiar a cabeça ou queixo na mão ou dormir com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça. Poderá haver nos casos mais graves “fraqueza e fadiga” nas mãos pelo comprometimento de sua frágil musculatura.

Como devo proceder, a quem devo procurar?
O especialista em cirurgia da mão é o profissional mais capacitado para diagnosticar e quantificar sua gravidade. Testes clínicos específicos, bem como investigação utilizando o exame de eletroneuromiografia consegue fornecer subsídios para realização do correto diagnóstico e planejamento do tratamento a ser instituído.

Qual é o tratamento desta síndrome?
O tratamento dependerá do grau e duração da patologia. Nos casos iniciais medidas como orientação postural, repouso do membro e fisioterapia constitui a linha inicial do tratamento; nos casos graves surge a necessidade de descomprimir cirurgicamente o nervo. Todas estas medidas deverão ser ponderadas com seu especialista.